Parceria entre governos federal e estadual do Rio na luta contra a lavagem de dinheiro em atividades criminosas”

Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo federal e o governo do estado do Rio de Janeiro anunciaram a criação do Centro Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos (CIIFRA), que será inaugurado nesta quarta-feira, 1º de novembro.

O objetivo principal do CIIFRA é combater as atividades financeiras ilícitas e a lavagem de dinheiro realizadas por milícias e facções criminosas que controlam o tráfico de drogas no estado do Rio de Janeiro. Para isso, o centro contará com a participação de diversas entidades, incluindo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil do Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Além dessas instituições, o CIIFRA também buscará envolver representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) em suas operações.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, as atividades do CIIFRA iniciarão na próxima semana, com a alocação de uma equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e de policiais que atuam atualmente no COAF para concentrar esforços em investigações financeiras. A estratégia central será desestruturar financeiramente essas organizações criminosas, o que é considerado fundamental para diminuir seu poder ofensivo e desmantelar o sistema que as sustenta.

Da Redação