Com a proximidade do Dia do Consumidor, a ser comemorado nesta sexta-feira (15), o Procon-RJ e a Câmara Brasileira de Economia Digital (camara-e.net) estão alertando os consumidores sobre os riscos de compras online e possíveis golpes, especialmente durante promoções.
Durante esta semana, o Procon RJ está realizando um mutirão de negociações de débitos. Na terça-feira (12), as negociações envolvem concessionárias de serviços públicos, na quarta-feira (13) e na quinta-feira (14), bancos, e na sexta-feira, empresas de telecomunicações e a Riocard Mais, de bilhetagem eletrônica.
A diretora de Atendimento do Procon RJ, Evelyn Capucho, destacou a importância de evitar compras por impulso para evitar situações de endividamento ou superendividamento. Ela enfatizou: “É fundamental que o consumidor verifique se o produto ou serviço desejado será realmente útil ou necessário.”
Evelyn também ressaltou a importância de verificar a reputação das lojas e fornecedores, recomendando uma pesquisa simples na internet para conferir as opiniões de outros consumidores sobre a empresa e seu atendimento pós-venda.
Quanto ao comércio eletrônico, é essencial não clicar em links recebidos por e-mail para evitar possíveis ataques de phishing, conforme explicou o coordenador dos Comitês de Meios de Pagamento e Antifraude da camara-e.net, Gerson Rolim. Ele alertou sobre a evolução dos golpes, especialmente aqueles baseados em inteligência artificial, e recomendou desligar imediatamente em caso de ligações suspeitas solicitando informações pessoais.
Evelyn Capucho lembrou que o Procon RJ disponibiliza em seu site uma cartilha sobre fraudes virtuais e uma lista de endereços considerados não confiáveis, para auxiliar os consumidores a evitarem problemas.
Rolim sugeriu verificar a reputação da loja no Reclame Aqui e no TripAdvisor, especialmente ao lidar com sites desconhecidos, além de observar a presença de um cadeado verde de identidade no site e preferir sites que ofereçam diferentes formas de pagamento.
Ambos os especialistas ressaltaram a importância de ficar atento às datas de entrega, aos meios de pagamento e aos canais de comunicação pós-venda, bem como manter os softwares atualizados para evitar vulnerabilidades.
Diante do aumento do uso da inteligência artificial por criminosos, Rolim destacou a necessidade de novas táticas de mitigação de riscos. Em caso de problemas com compras, Capucho recomendou entrar em contato com a empresa em questão e, se necessário, registrar uma reclamação nos canais de atendimento do Procon RJ.
Da Redação