Baixa umidade no DF faz Defesa Civil declarar estado de emergência

Nesta segunda-feira (13), a umidade alcançou o índice mínimo de 12% no DF, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Apesar da chuva que surpreendeu os brasilienses na última quinta-feira (9), a umidade relativa do ar é considera crítica no Distrito Federal. Tanto que, nesta segunda-feira (13), a Defesa Civil declarou estado de emergência na capital federal, após a umidade alcançar o índice mínimo de 12%.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Naiane Araújo, é necessário dobrar os cuidados com crianças e idosos, que são os que mais sofrem com a baixa umidade. “Enquanto o clima não estabilizar, é necessário evitar a prática de atividades físicas e trabalho ao ar livre, principalmente entre 10h e 16h. Além de ingerir, no mínimo, seis copos de água por dia para evitar a desidratação”, reforçou a meteorologista.

A Defesa Civil também orientou a evitar o uso de ar-condicionado, fazer refeições leves, usar protetor solar em abundância e umidificar o ambiente com aparelhos ou toalhas molhadas, além de pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos 6 vezes ao dia “Este procedimento evita o ressecamento nasal, diminuindo a ocorrência de sangramento”, pontuou a pasta.

Ainda de acordo com o Inmet, a tendência é que, a partir desta terça-feira (14), a umidade seja elevada aos 20%. Na próxima quinta e sexta-feira, a chuva deve cair em áreas isoladas do DF para amenizar a seca.

Nesta segunda, a temperatura varia entre 12º e 30º. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 10% e 50%. Até o final da semana, a tendência é de temperatura variando entre 15º e 31º e umidade entre 23 % e 60%.

Fonte: Jornal de Brasília