Pirâmide Humana e Esquadrilha da Fumaça são destaques; Altobeli da Silva levará Fogo Simbólico. Veja programação, mudanças no trânsito e cuidados com calor e seca.
O desfile de 7 de Setembro, neste sábado, em Brasília, está previsto para começar às 9h, com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro. Ele acompanhará o evento da tribuna, segundo o Palácio do Planalto. As celebrações dos 197 anos da proclamação da independência do Brasil devem durar até as 11h (veja programação completa no fim da reportagem).
Mais de 4,5 mil pessoas participarão do desfile na Esplanada dos Ministérios, sendo 3 mil militares das Forças Armadas.
- Desfile de 7 de Setembro muda trânsito na Esplanada
O Fogo Simbólico da Pátria será conduzido pelo atleta Altobeli Santos da Silva, terceiro sargento da Marinha e medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em agosto.
Um dos destaques da programação é a Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. O grupo detém o recorde mundial de ter apresentado 47 militares em deslocamento em uma única moto.
O encerramento do desfile ficará por conta da Esquadrilha da Fumaça, que fará o tradicional show acrobático no céu de Brasília.
O tema do desfile em 2019 é “Vamos valorizar o que é nosso”, similar ao lema da Semana do Brasil, que vai de 6 a 15 de setembro. Segundo o governo federal, a campanha é voltada para o varejo, com o objetivo de estimular descontos, aquecer a economia e tornar o 7 de Setembro um feriado comercial e turístico.
Estrutura
As arquibancadas têm capacidade para receber até 20 mil pessoas sentadas, o mesmo número dos anos anteriores. Outra parte do público poderá acompanhar a programação nos arredores da Esplanada dos Ministérios. Dez telões foram instalados.
Foram montadas seis tribunas: o palanque presidencial; o palanque do Ministério da Defesa; o palanque do Ministério das Relações Exteriores; o palanque da Secretaria Especial de Comunicação; e duas tribunas são destinadas a parlamentares e ao governo do DF.
O percurso do evento é de 2 km, e vai do Palácio da Justiça ao Ministério da Economia.
A previsão de custos para realização do desfile de 7 de Setembro é de R$ 971,5 mil, segundo o governo federal. No ano passado, o evento custou R$ 816,8 mil.
Trânsito
A partir das 23h desta sexta-feira (6), os carros não poderão mais circular na região da Esplanada dos Ministérios. Os estacionamentos dos ministérios também serão fechados (veja mapa abaixo).
O Detran sugere aos motoristas que evitem passar pelos anexos dos Ministérios durante a manhã de sábado, se não forem para o Desfile de 7 de Setembro.
Para quem for ao evento, a orientação é dar preferência ao transporte público. O estacionamento irregular será fiscalizado por agentes do Detran.
Entre as principais mudanças no trânsito, a via N1 ficará fechada para o desfile e os túneis de acesso ao Itamaraty e à Catedral serão bloqueados entre as 5h30 e as 12h (veja todas as mudanças).
Sol, seca e calor
A Defesa Civil do Distrito Federal declarou estado de emergência na capital nesta quinta-feira (5), por causa da baixa umidade relativa do ar, que passou dois dias seguidos abaixo dos 12%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o índice fique em torno de 60%.
Na quarta-feira (4), Brasília registrou o dia mais quente e seco do ano: a temperatura atingiu 34ºC e a umidade do ar caiu a 8%.
Por causa disso, o Corpo de Bombeiros pediu atenção especial do público em relação ao clima. As recomendações incluem:
- Uso de roupas leves, protetor solar, bonés e chapéus
- Ingestão de bastante água
- Cuidado especial com crianças
- Uso de sombrinhas (sem ponta) para se proteger do sol
Além dos postos de atendimento, haverá um posto de comando do Corpo de Bombeiros para atendimento pré-hospitalar, incêndio e salvamento. Emergências poderão ser informadas pelo 193.
Programação do desfile
A partir das 9h
- Chegada do presidente da República à tribuna e honras militares
- Execução do Hino Nacional e canto do Hino da Independência
- Apresentação do comandante militar do Planalto
- Abertura dos desfiles
- Desfile escolar
- Desfile aéreo
- Tropa a pé da Marinha do Brasil
- Tropa a pé do Exército
- Tropa a pé da Força Aérea Brasileira
- Tropa a pé da Polícia Rodoviária Federal
- Tropa a pé da Força Nacional de Segurança Pública
- Tropa a pé da Polícia Militar do DF
- Tropa a pé do Corpo de Bombeiros Militar do DF
- Apresentação da Ordem Unida sem comando dos granadeiros
- Apresentação da Pirâmide Humana
- Abertura do desfile motorizado – batedores motociclistas
- Viaturas da Marinha do Brasil
- Viaturas do Exército
- Viaturas da Polícia Federal
- Viaturas da Polícia Rodoviária Federal
- Viaturas do Departamento Penitenciário Nacional
- Viaturas da Polícia Militar do DF
- Viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do DF
- Viaturas do SAMU
- Bateria histórica Caiena do 32º Grupo de Artilharia de Campanha
- Regimento montado da Polícia Militar do DF
- Apresentação da Esquadrilha da Fumaça
- Honras militares
11h
- Saída do presidente da República da tribuna e término do desfile
Fonte: G1 DF