Homem perde a vida tragicamente ao ser atingido por queda de árvore durante forte temporal

Léo Varella/Divulgação

Um homem de 58 anos perdeu a vida após ser atingido por uma árvore durante o temporal que assolou a região de Jundiaí (SP) na última segunda-feira (8). Residente em Itupeva, o indivíduo encontrava-se a caminho de casa no momento do acidente. Conforme informações da Defesa Civil do estado de São Paulo, ele foi atingido ao desembarcar do carro e, apesar dos esforços no socorro, não resistiu.

Na capital paulista, uma estrutura metálica da marquise do Parque Ibirapuera desabou, atingindo quatro pessoas. A ambulância do parque prestou socorro a duas vítimas: uma com contusões nos membros superiores e outra com suspeita de fratura na costela. As outras duas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e todas foram encaminhadas ao Hospital Israelita Albert Einstein.

As chuvas intensas registraram acumulados que variaram de 97 mm a 44 mm nas 12 horas anteriores, destacando-se o município de Mogi das Cruzes com 97 mm, seguido por São Paulo com 62 mm, Francisco Morato e Jundiaí com 50 mm, Franco da Rocha com 45 mm e Salto de Pirapora com 44 mm. No Aeroporto de Congonhas, foram registradas rajadas de vento atingindo 75 km/h às 15h.

A capital paulista contabilizou cerca de 200 chamados de queda de árvores, com duas ocorrências envolvendo veículos bloqueando a saída dos motoristas. Em ambos os casos, o Corpo de Bombeiros prestou atendimento com o suporte da concessionária de energia Enel.

Na estação Aeroporto-Guarulhos, na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), parte do telhado foi arrancada pelo vento por volta das 16h. Apesar de não haver feridos, os trens da linha passaram a utilizar a mesma plataforma para embarque e desembarque de passageiros.

A CPTM informou que uma equipe de manutenção trabalhou durante toda a madrugada desta terça-feira (9) para retirar as telhas que estavam no rio e na avenida, além de realizar inspeções para garantir a segurança da estrutura. O próximo passo é o planejamento para a recuperação do local o mais rápido possível.

A Enel comunicou que restabeleceu a energia para aproximadamente 70% dos clientes impactados na tarde de segunda-feira devido às rajadas de vento. Os municípios mais afetados na área de concessão foram São Paulo e Santo André.

Os bairros mais prejudicados na capital foram Moema, Vila Nova Conceição, Jardim Paulista, Planalto Paulista, Jabaquara, Vila Mariana, Pedreira, Pirituba, Centro e Itaquera. Técnicos da companhia estão trabalhando desde a tarde de ontem, inclusive durante a madrugada, para reconstruir os trechos danificados da rede elétrica. Cerca de 800 equipes continuarão os esforços ao longo do dia para restabelecer a energia para todos.

Da Redação