Nova pesquisa sobre intenções de votos a candidatos a presidente foi divulgada nesta terça-feira (18)
O crescimento de Fernando Haddad (PT) na semana em que foi oficializado como candidato do PT à Presidência aumentou as chances de um segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e o petista, afirma a diretora executiva do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari.
Na pesquisa divulgada pelo instituto na noite de ontem, Haddad cresceu 11 pontos em relação ao levantamento apresentado no último dia 11, indo de 8% para 19% das intenções de voto e se isolando em segundo lugar.
Bolsonaro continua liderando o cenário, com 28% – ele tinha 26% há uma semana. Mesmo hospitalizado ele subiu.
Possibilidade cresce
“Com esse crescimento de Haddad, a probabilidade de haver segundo turno entre ele e Bolsonaro aumentou significativamente, embora não se possa descartar totalmente outros cenários”, disse Marcia Cavallari.
No cenário em que os dois se enfrentam na segunda etapa da eleição, há um empate: 40% a 40%.
Ciro Gomes aparece em terceiro, estacionado com 11%, mesmo índice da última pesquisa. Em seguida, tecnicamente empatados, estão Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%, e Marina Silva (Rede), com 6%.
Três estão com dois pontos
No pelotão seguinte aparecem empatados com 2% Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB). Cabo Daciolo (Patriota) tem 1%, enquanto Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL), Vera (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa.
Brancos e nulos somam 14%, enquanto 7% não sabem em quem vão votar.
À frente só de Marina
Líder nas intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) venceria apenas Marina Silva (Rede) na segunda etapa da votação. Enfrentando os demais adversários, Bolsonaro está empatado tecnicamente nas simulações de segundo turno.
Contra Marina, o candidato do PSL venceria de 41% a 36%. Enfrentando o presidenciável do PDT, Ciro Gomes teria 40% dos votos contra 39% de Jair Bolsonaro – a margem de erro é de dois pontos porcentuais, portanto, os dois estão empatados tecnicamente na simulação.
Bolsonaro está numericamente empatado com Geraldo Alckmin (38% a 38%) e Fernando Haddad (40% a 40%) nos cenários de segundo turno da pesquisa.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores de 16 a 18 de setembro em 177 municípios. A margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo. A pesquisa está registrada no TSE com o número BR-09768/2018.
Saiba Mais
Na pesquisa Ibope divulgada há semana, Bolsonaro empatava tecnicamente com todos os demais candidatos – inclusive com Marina Silva. Uma semana antes, ela superava Bolsonaro com 43% contra 33%.
Antes, Bolsonaro estava atrás dos demais, à frente só de Haddad. Agora empata com ele.
O ex-governador Geraldo Alckmin se reuniu em São Paulo com lideranças do Centrão para pedir engajamento, anunciar mudanças na estratégia e afinar o discurso do grupo. O encontro foi marcado para tentar dissipar o temor de que Bolsonaro vença no primeiro turno ou passe para o segundo com Haddad.
Fonte: Jornal de Brasília